Escolher a cor certa de linha para costura é essencial na costura.
Saber escolher a cor certa de linha para costura é essencial para um projeto de costura. E um grande desafio para muitos costureiros! Vamos descobrir algumas dicas de como trabalhar bem com cores para costuras com uma especialista no assunto: a Linhas Resistente.
CORRESPONDÊNCIA DE COR. Escolhendo uma linha que corresponda à cor do tecido. Se estiver costurando um tecido vermelho, por exemplo, escolha uma linha vermelha para garantir que a costura fique discreta e não chame atenção.
CONTRASTE. Conforme o projeto, pode ser interessante usar uma linha de cor contrastante para adicionar um toque mais colorido ao projeto. Um exemplo: se estiver costurando um tecido preto, pode usar uma linha branca para criar uma costura visível adicionando o contraste.
CORES COMPLEMENTARES. Para destacar ainda mais o projeto de costura, você pode escolher uma cor complementar à do tecido – ou seja, cores opostas no círculo cromático. Por exemplo: se estiver costurando um tecido azul, pode optar por uma linha laranja ou amarela para criar um efeito de contraste complementar.
TOM SOBRE TOM. Para um acabamento mais discreto, opte por uma linha do mesmo tom que o tecido, mas um pouco mais escura ou mais clara. O efeito de tom sobre tom cria um resultado sutil, porém elegante.
ESTAMPAS. No caso de tecidos estampados, pode ser interessante escolher uma linha que combine com uma das cores da estampa. Se a estampa for muito colorida, uma linha neutra como preta, branca ou cinza pode ser uma boa opção.
E não se esqueça: sempre teste a cor da linha em um pedaço do tecido antes de começar a costura. Além disso, escolha marcas de fios e linhas de qualidade e variedades de cores, como a Resistente.
*Dica: conheça a Linha Costuramais, 100% poliéster, que tem mais de 350 cores disponíveis. Saiba mais: resistente.com.br